terça-feira, abril 18, 2006

Preconceitos e achismos da sociedade atual.

Quem nunca sofreu ou foi vítima disso?
Ultimamente tenho sido alvo principal de familiares próximos e não próximos com seus "alfinetes" a me espetar como em uma boneca de voodoo.
Antes, queria deixar claro para mim mesma o significado do termo;
Preconceito - Juízo antecipado, sem fundamento. (Minidicionário Luft)
Eu já fui uma pessoa preconceituosa até começar a ler sobre as várias culturas do mundo, antes de ter uma mente aberta para conhecer novas coisas. Eu odeio pessoas de religião por elas serem assim, mas eu também já fui assim um dia e já me odiei por isso...Por julgar alguém antes de conhecê-la perdi a oportunidade de fazer um bom amigo, por julgar as atitudes das pessoas perdi grandes amigos...Agora eu me pergunto "Não seria mais fácil aceitar?" Pra mim agora é bem mais fácil...A culpa não é em sí das pessoas e sim da falta de educação delas...Quanto mais informações uma pessoa recebe, mais aberta ao novo ela é. Mas isso não se prende só a religiões, e sim a música!Quem também nunca foi chamado de 'poser' só por ouvir uma banda pop? Ora, devem ter 'puros-sangues' entre os estereotipos criados pelas pessoas que escutam um certo tipo de música, elas já nasceram escutando 'Death e Kreator' em vez de 'Nana Nenem'.
E aqueles que procuram um "mundo melhor" ? O mundo melhor está diante dos nossos olhos, com toda a perfeição da natureza...O problema não é o mundo e sim as pessoas que formam o mundo. Eu sou uma pessoa paciente...Tenho que conviver com os preconceitos que mais machucam, os familiares...Sinceramente eu queria saber o "conceito" das pessoas sobre "perfeiçãos e imperfeições". Eu vivo discutindo com minha tia que acha horrivel eu não ter nenhuma religião pra mim e ainda acha que eu sou satanista ( Hoje em dia ser inteligente e ter um vasto conhecimento sobre certo assunto é como um 'monstro antisocial'). Certo dia ela disse " Você precisa ter uma religião menina" e eu disse "Porque?" ela ficou sem resposta. Outra vez foi coma minha mãe (que estou ensinando a não ser preconceituosa,assim como ela me ensinou a ser o que sou), estavámos vendo "Tróia" e vimos o enterro do Aquiles e dos outros guerreiros e eu perguntei "A senhora sabe porque eles colocam moedas nos olhos deles?" e ela "Não, por que?" eu expliquei que era pra ter dinheiro para pagar o Barqueiro e ter como atravessar o Lago dos Mortos e ela disse "Que coisa besta!" .Eu sinceramente fiquei magoada, adoro a cultura do mundo... Pacientemente contei pra ela uma estória chinesa que eu acho que explica mais ou menos como a coisa funciona, e a estória é a seguinte:
"Um brasileiro e um chinês estavam organizando os tumulos dos parentes num cemitério quando o brasileiro viu o chinês colocando um prato de arroz ao pé do tumulo do parente dele e perguntou:"- Que bobagem, pra que você coloca arroz aí se ele não vai comer?" e o chinês respondeu: "- Quando o seu parente vier cheirar as suas flores, o meu virá comer o meu arroz".
Minha ficou sem resposta também, mas não é só com minha tia e com a minha mãe que discuto temas como estes...Meu tio que é pastor da igreja Adventista agora deu pra dizer que eu preciso de 'Oração e que eu sou igual ao meu pai...E eu nunca nem tinha abrido a minha boca pra conversar com ele, ou seja, ele nem me conhece!
Daí mais uma vez fiquei pensando, se não existisse essa droga de preconceito e se as pessoas parassem pra pensar que são iguais sendo diferentes como seria o mundo nesse exato momento? Acho que já entramos em outro assunto...A felicidade.

Bem, desabafei.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem, na minha opinião somos todos iguais pois descendemos de uma única raça que é a prevalescedora.
Mas não acho que preconceito seja errado (vide de sua palavra original pré-conceito) pois sem um mínimo dele, teríamos a ingenuidade prevalescendo sobre qualquer outra coisa, o que é errado é a forma de como as pessoas lidam com isso.
Para cada pessoa o mundo gira ao redor dela mesma, isso faz com que ela queira que todos sejam iguais a ela, mas não percebem que os sorrisos do mundo derivam de todas as nossas diferenças grandes ou pequenas. O mundo é um lugar bonito de se viver, as pessoas dele é que fazem com que esta visão fique feia de se ver (Vide os poucos locais pacíficos em um mundo de guerras em Senhor dos Anéis o livro, boa comparação).
Acho engraçado como as pessoas procuram por sua propria felicidade, auto-satisfação e plenitude, mas querem cada vez mais poder instantaneo e extremo-material, mas não percebem e sequer conseguem explicar o motivo de procurarem por tantas coisas assim se nada pelo que realmente desejam é material.
Quanto a religião, ao menos serve de freio social para as mortes (ou para os "convertidos" possam se picar escondidos e pacificamente, ou seja, "pecar" e danificar a si mesmos), mas existe livre arbítrio e liberdade de expressão (Hail Constituição), e tudo pode se resolver com um diálogo por mais longo e extenso que ele seja, vc poderia falar severamente sem ofender sua família e falar que seus interesses são outros. Sei que a cabeça da sua mãe é mais dura que coração de bruxa, mas fazer o que...Ela te deu a luz, oras...Fale com ela, tente-a fazer entender...Ou então, corte o comportamento reativo e comece a fazê-lo proativamente (Bendita Cabala, vc iria adorar). E conte comigo (o mais importante ;) )

Ah, um detalhe...poucos dos TRUES sabem, mas Chuck Schuldiner, finado líder do Death era espírita, logo, não era TRUE ;)

Como diria a letra da música:
"Don´t let the empty people interfire with your mind, go and live your life and leave them all behind"

Küsses